quinta-feira, 24 de outubro de 2019
Ciências - Gestão do Território
GESTÃO DO TERRITÓRIO E PROTECÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Ordenamento do território - processo de organização do espaço de forma a possibilitar a ocupação, a utilização e a transformação do ambiente de acordo com as suas potencialidades
Entidade responsável pelo ordenamento do território em Portugal - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Instrumentos utilizados no ordenamento do território
- Cartas de ordenamento do território - definem áreas destinadas às diferentes actividades humanas (locais de habitação, locais para a agricultura, locais para a indústria, zonas de interesse ecológico, etc…)
Áreas protegidas -Áreas criadas para preservar um conjunto que representa os principais ecossistemas ou regiões naturais de um determinado local e das áreas ou ambientes naturais com valor científico, cultural, educativo, estético, paisagístico ou recreativo.
Parque Nacional – área praticamente desocupada pelo Homem e que engloba ecossistemas virgens a preservar. Ex.: Parque Nacional Peneda-Gerês.
Parque Natural – área semi-urbanizada, em que a intervenção humana não desequilibra os ecossistemas, revelando harmonia entre o meio natural e a sociedade humana. Ex.: Serra da Estrela.
Reserva Natural – área cujo principal objectivo é proteger habitats muito ricos, quer em vida vegetal, quer animal. Ex.: Ilha das Berlengas.
Paisagem Protegida – o objectivo principal é proteger uma bela e característica paisagem, para que não seja destruída pela mão humana. Ex.: Lagoa das Sete-Cidades.
Monumento Natural - ocorrência na natureza com aspectos singulares e raros que exigem a sua conservação e manutenção. Ex: Cabo Mondego, Portas de Ródão, Pegadas de Dinossauros de Ourém
Medidas de protecção e conservação das áreas protegidas em Portugal
- fiscalização de actividades como a caça e a pesca
- sensibilização ambiental
- acesso condicionado a áreas protegidas
- controlo das espécies invasoras
- vigilância para prevenir incêndios e práticas ilegais
Alterações provocadas pelo Homem nas áreas protegidas:
- fogo
- pastoreio intensivo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.