sábado, 11 de maio de 2019

Inglês - Descrição da aparência das pessoas

Neste texto apresentaremos os principais termos utilizados para a descrição da aparência das pessoas em inglês.




→ Height (altura)

Look at the picture and see the difference between that two men:
Olhe a imagem e veja a diferença entre os dois homens:




Tall: alto(a)
Short: baixo(a)



He's very tall! / Ele é muito alto!





We use Tall and Short to talk about the height of the people. There are also others expressions we can use, look: / Usamos Tall e Short para falar sobre a altura das pessoas. Existem também outras expressões que podemos usar, veja:

Medium height (altura média)
Very tall (muito alto(a))
Quite tall (muito alto(a))
Not very tall (Não muito alto(a))
Average height (altura média)
Middle height (altura média)

Height - altura
She is a bit short. – Ela é um pouco baixa.
I am not very tall. – Eu não sou muito alto.
He is middle height. - Ele tem estatura mediana.
She is tall. – Ela é alta.
He is quite tall. – Ele é bem alto.


→ Expressions we can use to talk abou the body: / Expressões que usamos para falar sobre o corpo:

Look at the picture bellow: / Veja a imagem abaixo:

Slim / Esguio(a)
Thin / Magro(a)
Fat / Gordo(a)
Obese / Obeso(a)
Overweight / Com excesso de peso
Well-Dressed / Bem-vestido(a)
Good-looking / Boa aparência
Attractive / Atraente
Beautiful / Bonito(a)
Pretty / Lindo(a)
Handsome / Bonito
Ugly / feio(a)
Old / Velho(a)
Young / Novo(a)
Middle-aged / Meia-idade


→ Expressions we can use to talk about the hair: / Expressões que usamos para falar sobre o cabelo:



1 – Colors: / Cores:

Jane has blond hair. – Jane tem cabelos loiros.
She is blonde. – Ela é loira.
Jonas has dark hair. – Jonas tem cabelos escuros.
David has brown hair. – David tem cabelos castanhos.
Maria is a redhead. – Maria é ruiva.
Carlos has curly hair. – Carlos tem cabelos encaracolados.
You have straight hair. – Você tem cabelos lisos.
Samantha has a long wavy hair. – Samantha tem cabelos longos e ondulados.
Patrick has  white hair. – Patrick tem cabelos  brancos.
I have shoulder-length hair. – Eu tenho cabelos na altura dos ombros.
She wears a ponytail – Ela usa rabo de cavalo.


2 – Lenght: / Comprimento:

Carlos has curly hair. – Carlos tem cabelos encaracolados.
You have straight hair. – Você tem cabelos lisos.
Samantha has a long wavy hair. – Samantha tem cabelos longos e ondulados.
Patrick has short hair. – Patrick tem cabelos curtos 
I have shoulder-length hair. – Eu tenho cabelos na altura dos ombros.
She wears a ponytail – Ela usa rabo de cavalo.

3 - Texture: / Textura:

Straight - Liso
Curly - Cacheado
Wavy - Ondulado
Thick - Grosso
Thinning - Fino
Shiny - Brilhante
Smooth - Suave

4 - Ways of use: / Maneiras de uso:

Neatly Combed - bem penteado
Tousled - despenteado
Disheveled - desgrenhado
Ponytail - Rabo de cavalo
Part - Dividido (ao meio ou de lado)



→ Expressions we can use to say the colors of the eyes: / Expressões que usamos para falar sobre as cores dos olhos.






Blue - Azul
Green - Verde
Brown - Marrom
Hazel - Cor De Avelã
Dark - Escuro (Preto)



→ Other Expressions: / Outras Expressões:

Bald - Careca
Beard - Barba
Moustache - Bigode

Style - estilo


He has a mustache. – Ele tem bigode.
She has tattoos. – Ela tem tatuagens.
He is always wearing a cap. – Ele sempre está usando um boné.
She is well-dressed. – Ela se veste bem.
She is good-looking. – Ela tem boa aparência.
She is beautiful. – Ela é linda.
They are pretty. – Eles são bonitos.

He is handsome. – Ele é bonito.

Weight - peso
He is muscular. – Ele é musculoso.
She is thin. – Ela é magra.
He is slim. – Ele é saudável.
She is fit. – Ela está em forma.
They are a bit chubby. – Eles são um pouco cheinhos.
They are a little overweight. – Eles estão um pouco acima do peso.

Behavior - comportamento
He is a bit quiet. – Ele é um pouco quieto.
She is very inteligente. – Ela é bem inteligente.
He is friendly. – Ele é simpático.
They are easy-going. – Eles são gente boa.
He is outgoing. – Ele é extrovertido.
She is cheerful. – Ela é alegre.
He is shy. – Ele é tímido.
She is a bit serious. – Ela é um pouco séria.



Abaixo uma lista sobre os principais adjetivos de personalidade.
  • Affectionate: amoroso, carinhoso.
  • Aggressive: agressivo.
  • Ambitious: ambicioso
  • Bossy: mandão.
  • Charming: atrativo, encantador.
  • Competitive: competitivo.
  • Independent: independente.
  • Jealous: ciumento, invejoso.
  • Manipulative: manipulativo, explorador.
  • Moody: rabugento, deprimido.
  • Reliable: honesto, confiável.
  • Selfish: egoísta.
  • Sensible: sábio, sensato.
  • Sensitive: sensível.
  • Sociable: sociável, amigável.
  • Spoilt: mimado.

Exemplos


  • He is ambitious. (Ele é ambicioso.)
  • Anna is very bossy. (Anna é muito mandona.)
  • I am not an aggressive person. (Eu não sou uma pessoa agressiva.)

Inglês - Present Continuous/Past Continuous /Present Perfect/Past Perfect //Future Conditional /Passive/Active

Present Continuous/Past Continuous
Present Perfect/Past Perfect
Future
Conditional
Passive/Active

Josh/to eat/the cake.

Present Tense

Affirmative: Josh eats the cake. (josh come o bolo.)
Negative: Josh doesn’t eat the cake. (josh não come o bolo.)
Interrogative: Does Josh eat the cake? (josh come o bolo?)

Past Tense

Affirmative: Josh ate the cake. (josh comeu o bolo.)
Negative: Josh didn’t eat the cake. (josh não comeu o bolo.)
Interrogative: Did Josh eat the cake? (josh comeu o bolo?)

Nos modos Tense o verbo auxiliar usado é o “to do”, na negativa e na interrogativa. Na afirmativa não é usado verbo auxiliar. Se o sujeito for a 3ª pessoa do singular (he/she/it/nome de pessoa), não esquecer de acrescentar –s no fim do verbo principal se este for regular e –es se for irregular

Verbo to do no presente:

I do, you do, he/she/it does, we do, you do, they do.

Verbo to do no passado:

I did, you did, he/she/it did, we did, you did, they did.


Present Continuous

Affirmative: Josh is eating the cake. (josh está a comer o bolo.)
Negative: Josh isn’t eating the cake. (josh ñ está a comer o bolo.)
Interrogative: Is Josh eating the cake? (josh está a comer o bolo?)

Past Continuous

Affirmative: Josh was eating the cake. (josh estava a comer o bolo.)
Negative: Josh wasn’t eating the cake. (josh não estava a comer o bolo.)
Interrogative: Was Josh eating the cake? (josh estava a comer o bolo?)

Nos modos Continuous o verbo auxiliar usado é o “to be”, em todos os tempos. Ao verbo principal acrescenta-se sempre a terminação –ing.
Verbo to be no presente:

I am, you are, he/she/it is, we are, you are, they are.

Verbo to be no passado

I was, you were, he/she/it was, we were, you were, they were.


Present Perfect

Affirmative: Josh has eaten the cake. (josh tem comido o bolo.)
Negative: Josh hasn’t eaten the cake. (josh não tem comido o bolo.)
Interrogative: Has Josh eaten the cake? (josh tem comido o bolo?)

Past Perfect

Affirmative: Josh had eaten the cake. (josh tinha comido o bolo.)
Negative: Josh hadn’t eaten the cake.(josh não tinha comido o bolo.)
Interrogative: Has Josh eaten the cake? (josh tinha comido o bolo?)

Nos modos Perfect, é usado o verbo auxiliar “to have” em todos os tempos. O verbo principal é sempre transformado em particípio passado (past participle –PP).
Verbo to have no presente:

I have, you have, he/she/it has, we have, you have, they have.
Verbo to have no passado
:
I had, you had, he/she/it had, we had, you had, they had.
Alguns PP’s: seen (to see), done (to do), made (to make), ran (to run)…

Ter em conta: nas frases interrogativas o verbo auxiliar vem sempre antes do sujeito. Em caso de dúvida de conjugação de verbo principal, ver tabela de conjugação de verbos do livro!


Future

Affirmative: Josh will eat the cake. (Josh comerá o bolo.)
Negative: Josh won’t eat the cake. (Josh não comerá o bolo.)
Interrogative: Will Josh eat the cake? (Josh comerá o bolo?)
Neste modo é apenas usado o verbo modal auxiliar “will” e o verbo principal mantém-se no infinitivo SEM “to”. 

Verbo will na afirmativa:

I will, you will, he/she/it will, we will, you will, they will.

Verbo will na negativa:

I won’t, you won’t, he/she/it won’t, we won’t, you won’t, they won’t.

Conditional 

Affirmative: Josh would eat the cake. (Josh comeria o bolo.)
Negative: Josh wouldn’t eat the cake. (Josh não comeria o bolo.)
Interrogative: Would Josh eat the cake? (Josh comeria o bolo?)

É apenas usado o verbo modal auxiliar “would” e o verbo principal tmb se mantém no infinitivo sem “to”.

Verbo would na afirmativa:

I would, you would, he/she/it would, we would, you would, they would.

Na negativa:

I wouldn’t, you wouldn’t, he/she/it wouldn’t, we wouldn’t, you wouldn’t, they wouldn’t.


Voz ativa e voz passiva (active and passive voices)

Active voice (frase no passado – past tense)
I gave icecream to the dog. (eu dei gelado ao cão.)

Passive voice:
Icrecream was given to the dog by me. (foi dado gelado ao cão por mim.)
Ou
The dog was given icecream by me. 
(este tipo de frase não faz sentido em português, mas pode ser usado em frases que têm complemento direto e indireto em inglês porque faz tanto sentido como a primeira utilização.)

Outro exemplo (frase no presente – present tense)

I throw the ball. (eu atiro a bola)
I = subject (sujeito)
Throw = verb (verbo) 
The ball = Object (complemento direto pois responde á pergunta “o quê”. O que é que foi atirado? A bola.)
Neste caso, a voz passiva fica: The ball is thrown (verbo auxiliar no PRESENTE e verbo principal no PP) by me.

Agora juntamos um complemento indireto.

I throw the ball to my sister. (atiro a bola à minha irmã.)
My sister = complemento indireto pois responde à pergunta “a quem”. A quem é que a bola foi atirada? Á minha irmã. Temos agora um sujeito (I), um verbo (throw), um complemento direto (the ball) e um indireto (my sister).
Neste caso é possível transformar a frase para a passiva de acordo com as duas opções:
The ball is thrown to my sister by me. 
Ou seja, complemento direto + verbo auxiliar no tempo correspondente + verbo principal no PP + complemento indireto + agente da passiva
OU
My sister is thrown the ball by me.
Ou seja, complemento indireto + verbo auxiliar no tempo correspondente + verbo principal no PP + complemento direto + agente da passiva.
Isto é só uma troca do lugar dos complementos. Tudo o resto se mantém igual!  
NÃO ESQUEÇER QUE NA PASSIVA O VERBO PRINCIPAL FICA SEMPRE NO PP!


Vamos tentar esta frase em todos os tempos.
Past Tense:
Active: I threw the ball to my sister.
Passive: The ball was thrown to my sister by me. OU My sister was thrown the ball by me.

Present Continuous:
Active: I am throwing the ball to my sister.
Passive: The ball is being thrown to my sister by me. OU My sister is being thrown the ball by me.

Past Continuous:
Active: I was throwing the ball to my sister.
Passive: The ball was being thrown to my sister by me. OU My sister was being thrown the ball by me.

Present Perfect:
Active: I have thrown the ball to my sister.
Passive: The ball has been thrown to my sister by me OU My sister has been thrown the ball by me.

Past Perfect:
Active: I had thrown the ball to my sister.
Passive: The ball had been thrown to my sister by me. OU My sister had been thrown the ball by me.
Future:
Active: I will throw the ball to my sister.
Passive: The ball will be thrown to my sister by me OU My sister will be thrown the ball by me.

Conditional:
Active: I would throw the ball to my sister.
Passive: The ball would be thrown to my sister by me. OU My sister would be thrown the ball by me.

Agora vamos tentar uma frase interrogativa
.
Active: Do I throw the ball to my sister?

Passive: Is the ball thrown to my sister by me?

Agora com sujeito indefinido:

Active: Someone throws the ball to my sister.

Passive: The ball is thrown to my sister.

Neste caso não é necessário acrescentar um agente da passiva pois o sujeito não está explícito.
Outros sujeitos indefinidos: One, Anyone, No One, People, Somebody, Anybody.


Agora com um verbo modal (isto só resulta mesmo na interrogativa):

Active: Why do I throw the ball to my sister?
Passive: Why is the ball thrown to my sister by me?
Outros verbos modais: How, Do, Must, May, Can.

CFQ - Período e Frequência de uma Onda

Referir as Caraterísticas das Ondas

Identificar Amplitude, Comprimento de Onda, Período e Frequência da Onda
  1. Definir Amplitude e Comprimento de Onda da Onda
  2. Definir Período, Frequência e Velocidade de Propagação da Onda

  3. Amplitude de uma Onda:
  4. Ao afastamento máximo que se verifica em relação à posição de equilíbrio dá-se o nome de amplitude (A). Corresponde à distância entre uma crista da onda, ou de um ventre, e aposição de equilíbrio.

  5. Amplitude: (A
  6. É o valor máximo que a perturbação atinge numa crista (ou num ventre). Corresponde à distância entre a crista ou o ventre e a posição de equilíbrio. A Unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) da amplitude pode ser o metro (m), o Pascal (Pa), etc., de acordo com a unidade adequada da grandeza que é perturbada


  7. É importante referir que nem sempre a posição de equilíbrio é coincidente com a origem do referencial:
  8. Comprimento de Onda (cdo) de uma Onda.
  9. A representação gráfica de uma onda periódica permite evidenciar as suas principais características. Por exemplo, facilmente se pode identificar uma oscilação completa ou ciclo
  10. No caso da representação gráfica da onda ser em função da distância relativa à direcção de propagação da onda, designa-se de comprimento de onda (cdo) ao comprimento do ciclo. Corresponde à distância entre dois pontos, nos quais as características da onda se repetem. Representa-se pela letra 
    λ do alfabeto gregoque se lê LAMBDA

  11. Comprimento de Onda: (λ)
  12. É a distância entre duas cristas, ou dois ventres, consecutivos. Corresponde à distância entre dois pontos, nos quais as características da onda se repetem. A unidade (SI) do comprimento de onda é o metro (m).
  13. Numa mola em hélice, a amplitude e o comprimento de onda podem ser facilmente observados entre as zonas de alongamento, relaxamento e compressão
Mola em hélice - Amplitude (A) e Comprimento de onda de uma onda transersal




Mola em Hélice - Amplitude e comprimento de onda de uma onda Longitudinal




Período (T) de uma Onda:

Como se vê acima, a representação gráfica das ondas pode ser efectuada em função da distância de propagação. Mas esta pode também ser efectuada em função do tempo de propagação, pois o conceito de ciclo (oscilação completa) é extensível ao tempo de propagação da onda.







No caso da representação gráfica da onda ser em função do tempo relativa à propagação da onda, designa-se de período da onda (T) ao comprimento do ciclo. Corresponde ao intervalo de tempo necessário para que ocorra uma oscilação completa ou ciclo. Representa-se pela letra T.



Período de uma Onda
Período: (T)
É o intervalo de tempo necessário para que ocorra uma oscilação completa ou ciclo. A unidade (SI) do período é o segundo (s).




Fase de um ponto da Onda:

Quando se fala da fase de um ponto da onda, refere-se com este termo (fase), à característica desse ponto da onda em termos da sua altura relativamente à amplitude e à variação em relação à posição de equilíbrio. Assim, dois pontos estão na mesma fase se estes se encontram à mesma altura e ascendentes ou descendentes relativamente à posição de equilíbrio:



A fase é uma propriedade observável, quer a representação da onda seja feita em função da distância de propagação da onda, quer esta seja feita em função do seu tempo de propagação:





Frequência (f) de uma Onda:


A Frequência (f) de uma onda é o número de oscilações completas ou ciclos produzidos em cada unidade de tempo. Em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, a unidade de frequência, no SI, é o hertz (Hz). A frequência de uma onda é determinada pela fonte emissora e não se modifica durante a sua propagação, sendo que a representação gráfica das ondas permite determinar as respectivas frequências. Um hertz corresponde à frequência de uma oscilação completa em cada segundo.










Frequência de uma Onda (f)

Frequência: (f)
É o número de oscilações completas ou ciclos produzidos em cada unidade de tempo. A unidade (SI) da frequência é o Hertz (Hz). A frequência é por vezes representada pela letra υ.




Observando a representação das duas ondas com diferentes frequências, facilmente se conclui que, quanto maior é a frequência da onda, menor é o seu período.


Calcular: Frequência de uma Onda
• A frequência e o período são inversamente proporcionais:
f=1/T   T=1/f
f - Frequência da onda (Hz)
T - Período da onda (s)
Por outro lado, quanto maior é o período da onda, menor é a sua frequência.




• Quanto maior a frequência da onda, menor é o seu período.
• Quanto maior o período da onda, menor é a sua frequência.
Velocidade de Propagação de uma Onda: (v ou c)


A velocidade de propagação de uma onda, representa-se pela letra v e no caso da luz pela letra c, é uma medida da rapidez de propagação da onda num determinado meio.


Velocidade de Propagação: (v ou c)
É uma medida da rapidez de propagação da onda num determinado meio. Calcula-se pelo quociente entre a distância percorrida pela onda (d) e o intervalo de tempo (Δt) que demora a percorrê-la. A unidade (SI) da velocidade de propagação é o metro por segundo (m/s).

A velocidade de propagação é uma grandeza física caraterística da onda, mas depende do meio onde esta se propaga.


Calcular: Velocidade de Propagação
v=d/Δt(3)
v - Velocidade de propagação da onda (m/s)
d - Distância de propagação percorrida pela onda (m)
Δt - Intervalo de tempo de propagação da onda (s)


Para qualquer onda, numa oscilação completa, a onda percorre uma distância λ (comprimento de onda) num intervalo de tempo T (período).




Assim, tem-se que d = λ e Δt = T, pelo que a expressão da velocidade de propagação de uma onde pode escrever-se com base no cdo e no período.



• O comprimento de onda (λ) é a distância percorrida pela onda durante um período (T).
Calcular: Velocidade de Propagação

v=λ/T

v - Velocidade de propagação da onda (m/s)
λ - Comprimento de onda da onda (m)

T - Período da onda (s)



Atendendo a que a frequência é o inverso do período (f = 1/T), a expressão anterior pode escrever-se:
v=λ×f(5)
v - Velocidade de propagação da onda (m/s)
λ - Comprimento de onda da onda (m)
f - Frequência da onda (Hz)


No esquema que se segue pode determinar-se a velocidade de propagação de uma onda com base em qualquer uma das expressões matemáticas:




As ondas, quer sejam transversais, quer sejam longitudinais, são caracterizadas pelas mesmas grandezas físicas: A amplitude, o comprimento de onda, o período, a frequência e a velocidade de propagação da onda. Duas ondas podem ter algumas características comuns e diferirem noutras: 







• Quanto maior a frequência da onda, menor é o seu comprimento de onda.

• Quanto maior o comprimento de onda da onda, menor é a sua frequência.