Quais são os factores de identidade cultural das populações?
As populações possuem características que as distinguem umas das outras. A identidade cultural é a base da diferenciação dos povos.
São vários os factores de identidade cultural de uma população:
- História;
- Língua;
- Religião e as crenças;
- Costumes e hábitos;
- Instituições;
- Área cultural.
As civilizações que representam as grandes áreas culturais do mundo existem devido a diferentes patrimónios culturais e práticas religiosas. Cada civilização apresenta um conjunto de factores de identidade comuns, que podem ser técnicas, os costumes, os rituais e os cultos, a forma de conviver, a forma de vestir ou comer, e outros.
A identidade de um povo é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve a partilha de um património cultural comum: a língua, a religião, as artes, entre outras manifestações culturais.
Actualmente, ainda que se verifique uma tendência para o desenvolvimento de uma "cultura global" que minimiza as diferenças culturais entre as populações, podemos identificar diferentes civilizações:
Civilização Ocidental;
Civilização Islâmica;
Civilização da África Negra;
Civilização Indiana;
Civilização Oriental.
Estas civilizações mantêm identidades e factores culturais que as diferenciam entre si. No entanto, verifica-se, em determinados países, uma sobreposição de diferentes influências civilizacionais.
Quais são os principais idiomas falados na Terra?
A língua é um dos principais factores de identidade de uma população. Desta forma,existem perto de cinco mil línguas, embora uma boa parte delas seja falada por populações pouco numerosas.
As línguas organizam-se em famílias linguísticas, divididas em diversos ramos:
Indo-europeia – Inglês, hindi, espanhol, bengali, francês, alemão,
português, russo, entre outras.
Sino-Tibetana – Chinês, birmanês e tailandês.
Nipo-coreana – Japonês e coreano, entre outras.
Dravídica – Telegu e tamil, entre outras.
Altaica – Turco.
Afro-asiática – Árabe.
Malaio-polinésia – língua indonésia.
Como línguas mais faladas no Mundo temos: Chinês ou mandarim; espanhol; inglês; hindi; bengali; português e russo.
A importância de uma língua não se mede apenas pelo número de falantes, mas também pela função que desempenha na comunicação. Uma língua, mesmo com um número reduzido de falantes e apenas com importância local, tem, ainda assim, um grande valor como património cultural e como elemento de identidade de uma população.
Quais são as principais religiões mundiais?
As religiões são um factor muito importante de diferenciação cultural da população, sendo um elemento essencial da organização da sociedade, nos padrões de vida e no comportamento dos crentes. Embora todas as religiões tenham traços comuns – o respeito pelo divino e o cumprimento de normas que traduzem os princípios em que se baseiam – existem grandes diferenças entre elas, o que faz com que se
tornem importantes factores de identidade das populações e de diferenciação cultural.
As religiões com maior número de crentes são o Cristianismo e o Islamismo, ambas
monoteístas – acreditam num único Deus – e as religiões orientais, que são
politeístas – acreditam em vários deuses.
Como se relacionam populações com diferentes culturas?
As culturas vão sofrendo alterações, com a grande mobilidade populacional e o encontro com outras culturas, provocando um processo de aculturação. Este processo pode ser pacífico – aculturação por integração – ou pode resultar em práticas violentas, como o racismo e a xenofobia, que conduz ao isolamento das pessoas com uma identidade cultural diferente
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.