Os recursos naturais são formas de energia ou de matéria disponíveis na terra e que podem ser utilizadas pela humanidade.
De acordo com a sua natureza são classificados em :
→ Recursos minerais
→ Recursos energéticos
→ Recursos hídricos
→ Recursos Biológicos
De acordo com a sua velocidade de renovação são classificados em:
· Recursos renováveis – são todos aqueles usados quase infinitivamente, quando explorados de forma sustentável, temos como bom exemplo destes recursos os recursos hídricos, energia solar, energia eólica, energia das ondas , e recursos biológicos.
No entanto, estes também podem ser esgotados pelo homem passando a ser não renovável, pois passa a ter uma taxa de utilização superior à da sua renovação por processos naturais, é por exemplo o que sucede quando um solo fértil é levado ao esgotamento devido a agricultura intensiva ou quando determinada espécie é levada a extinção em virtude da sua caça intensiva.
· Recursos não renováveis – são todos aqueles que se esgotam num determinado período de tempo, pois a sua velocidade de renovação é muito lenta na ordem dos milhões de anos
Como sabes, O desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico têm levado a um desgaste excessivo dos recursos naturais, o que pode pôr em causa a sobrevivência do Planeta, face à destruição de importantes fontes de energia e de matérias-primas, face a isso devemos geri-los de forma sustentável.
Desenvolvimento sustentável.
Procurar satisfazer as necessidades das populações actuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
O ser humano devia gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovação desses recursos, para evitar o seu esgotamento. Então, para uma utilização sustentável dos recursos, é fundamental que cada indivíduo seja um consumidor responsável Cabe ao cidadão combater o desperdício para poupar recursos naturais à escala global.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.